segunda-feira, 9 de maio de 2011

VISITA AO MUSEU DO LIXO

MUSEU DO LIXO

Os alunos do 4° ano da escola Construtiva trabalharam durante o 1° bimestre sobre o tema da reciclagem. Fizeram pesquisas e trabalhos sobre este tema que é tão interessante e atual.
Para elucidar o trabalho foram até a cidade de Campo Magro onde está localizado o Museu do Lixo.





A Unidade de Valorização de Rejeitos é mantida pela ONG Instituto Pró-Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Curitiba. Tanto a Unidade quanto o museu e a biblioteca são abertos para visitas e quem participa garante que a experiência é instigante e reveladora.
Nesta visita os alunos puderam ver, dentre outras coisas, fotos antigas em preto e branco, peças em bronze e madeira, relógios, telefones, quadros, instrumentos bélicos e musicais, dinheiro, capacetes oficiais.
Todos os objetos interessantes que as pessoas jogam fora acabam indo parar no Museu do lixo.
A visita trouxe os alunos para mais perto da realidade em que nossa sociedade vive hoje, em que consome muito e no mesmo compasso produz muito lixo. Este consumo exacerbado é, por vezes, desnecessário e acaba contribuindo para a produção de lixo e entulho.
Os alunos puderam se conscientizar a respeito da separação e reciclagem do lixo e também aprender a consumir de maneira mais comedida e sensata.




Após a visita os alunos relataram a experiência que tiveram, nas aulas de informática. Cada aluno em um computador digitou como foi a experiência da visita e qual foi a impressão que ficou.








 A experiência foi bastante significativa aliando teoria e prática no contexto escolar.